quarta-feira, 2 de março de 2011

Tipos de Relógios...


1. Ampulheta





















A Ampulheta é, com o quadrante solar e a clepsidra, um dos objetos mais antigos de medir o tempo. Também é conhecida como relógio de areia.
É constituída por duas âmbulas (recipientes cónicos ou cilíndricos) transparentes que se comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra - o tempo decorrido a passar de uma âmbula para a outra corresponde, em princípio, sempre ao mesmo período de tempo. Eram frequentemente utilizadas em navios (onde se usavam ampulhetas de meia hora), em igrejas e, no início da utilização do telefone, servia, em alguns locais, para contar o tempo despendido numa chamada (no Norte de Portugal, por exemplo, esta prática era comum em algumas casas comerciais).
Foi muito utilizada na arte para simbolizar a transitoriedade da vida. A morte, por exemplo, é muitas vezes representada como um esqueleto com uma foice numa das mãos e uma ampulheta na outra.
O nome vem do romano ampulla (redoma).

2.Quadrante Solar


Com o aperfeiçoamento dos relógios de sol, chegamos ao Quadrante Solar, inventado por Anaximandro de Mileto (380 a.C.), constituído geralmente de uma placa com um marco em uma lateral que, iluminado pelo sol, projeta sua sombra sobre o quadrante convenientemente dividido; com esse relógio tornou-se possível, então, a medição relativamente certa do tempo, porém a contagem de pequenas frações era praticamente impossível.

3. Relógio de Sol










Embora seja certo que o relógio solar tenha existido em época bem nais distantes, a História registra o seu aparecimento na Judéia, pelo ano 600 a.C., quano o Rei Acaz mostrou a seus súditos um desses relógios; duzentos anos após (400 a.C.) é conhecido no Egito o primeiro relógio solar.

4. Clepsidra



















A clepsidra ou relógio de água foi um dos primeiros sistemas criados pelo homem para medir o tempo. Trata-se de um dispositivo movido a água, que funciona por gravidade, no mesmo princípio da ampulheta (de areia).

5. Relógio de Vela




















O relógio de vela foi uma adaptação do relógio de azeite. Uma vela normal era acesa no interior de um recipiente de vidro, previamente marcado com uma escala horária. O comprimento da vela indicava a hora, enquanto a chama era usada também para iluminar o ambiente. Este modelo era muito utilizado na corte europeia.

6. Relógio de Pêndulo




















Relógio de pêndulo é um mecanismo para medida do tempo baseado na regularidade da oscilação (isocronismo) de um pêndulo.
A regularidade no movimento de um pêndulo foi estudada por Galileu Galilei no século XVI, mas a invenção do relógio de pêndulo é atribuída a Christiaan Huygens em 1656, na cidade de Haia, Holanda. A fabricação começou em 1657 por obra de artesãos holandeses e teve rápida difusão.
Atualmente, a partir e do século XX, este instrumento foi superado em precisão pelo relógio a quartzo e depois pelo relógio atômico, mas continua a ter certo emprego pelo seu valor estético e artístico.
Para um relógio de pêndulo ser um medidor de tempo preciso, a amplitude do movimento deve ser mantida constante apesar de as perdas por atrito afetarem todo o sistema mecânico, Variações na amplitude, tão pequenas quanto 4° ou 5°, fazem um relógio adiantar cerca de 15 segundos por dia, o que não é tolerável mesmo num relógio caseiro. Para manter constante a amplitude é necessário compensar com um peso ou mola, fornecendo energia automaticamente, compensando as perdas devidas ao atrito.


7. Relógio de Azeite

 



















O relógio de azeite era constituído de um recipiente de vidro com uma escala horária, o qual era cheio de azeite e possuía um bico em sua parte inferior; este, uma vez aceso, ia consumindo o óleo, e o seu nível, ao descer, marcavam as horas. Era um relógio que servia para marcar as horas, e ao mesmo tempo, iluminar ambientes. Tinha, portanto, duas utilidades. Foi muito usado na Europa, principalmente na Alemanha.

8. Relógio de Corda com Nós

 

   

   

 

 

 

O Relógio de Cordas se tratava basicamente de uma corda (lógico) com nós à distância determinadas que ia se consumindo, até chegar ao primeiro nó, depois ao segundo, etc.. Foi usado nas antigas cidades medievais para determinar o tempo da mudança da guarda.


9. Relógio de Fogo - Despertador Chinês















O Despertador Chinês, consistia de uma vareta colocada horizontalmente em cima de fios de arame. Sua extremidade era acesa e em certo ponto de seu comprimento passava-se por cima da vareta um fio de seda com duas esferas metálicas. O suporte do conjunto, geralmente em feitio de um barco com cabeça de dragão, era colocado sobre um prato também metálico. Com o transcorrer das horas, o fogo avançava pela vareta lentamente, até alcançar o fio de seda, queimava-o, soltando as duas esferas que caíam sobre o prato metálico produzindo um ruído suficientemente forte para acordar uma pessoa. Como se vê era um relógio engenhoso, embora como se pode imaginar, não despertava tão precisamente como estamos hoje habituados.

10. Relógio Atômico

 












Mais preciso que o relógio a cristal de quartzo é o Relógio Atômico, que, entretanto, é bastante caro e de produção extremamente limitada, sendo especialmente destinado a observatórios, com a finalidade de marcação de tempo de extrema precisão. A evolução do Relógio Atômico, no futuro, é ainda, de alguma forma especulativa, embora não seja ousadia prever-se a possibilidade de que venha a tornar-se, com o tempo, um relógio também de uso geral.


Observação: Pode copiar à vontade.

28 comentários:

  1. legaal , mais precisa de mais informaçoes !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vtr eu e andresa quer saber onde voce estar

      Excluir
  2. COM SIGUI FASER A MINHAN LIÇÃO DE CASA OBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem comsegui fazer minha liçao de casa obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Excluir
    2. aah ñ tem o q eu keria eu ja tentei achar em td qq site e naum acho o relógio mecânico e o elétrico ! :(

      Excluir
    3. aah ñ tem o q eu keria eu ja tentei achar em td qq site e naum acho o relógio mecânico e o elétrico ! :(

      Excluir
  3. fmfc hhgcxvfncgcgfd VALEU!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. muito interesante bem legal

    ResponderExcluir
  5. "de mais! fiz meu deve sobre os relogias agora pronto e so etregar elem e ver esseas fotos eu apredi bastante os relogios e agora sei de muitos relogios que eu nem sabia a esistensia!"

    ResponderExcluir
  6. com sigui faser a minha liçao de casa obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  7. legal :) muito interressante.

    ResponderExcluir
  8. eu tambem cosegui fazer liçao de casa obaaa

    ResponderExcluir
  9. Priscila seria mais fácil procurar primeiroo mecânico e depois elétrico!!!!!

    ResponderExcluir
  10. eu achei muito legau e interesante e eu queiria aptender mais.

    ResponderExcluir
  11. Gostei e conseguir fazer meu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  12. Meus Deus, estão sim é conseguindo assassinar o português...Consegui escrito com "m"??????

    ResponderExcluir
  13. to fazendo sobre o relogio de vela muito legauuuuuu

    ResponderExcluir
  14. uhuuu to fazendo minha tarefaaaaa sobre o relogio de vela uhhuuuuu
    me ajudo bastanteeeeewee
    tchauuuu

    ResponderExcluir
  15. Uhul!!! Terminei o trabalho de históra!!!

    ResponderExcluir
  16. Uaa q site incrivel !!!
    tenho certesa q vou tirar a nota maxima no meu trabalho

    oooobaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!! :
    )

    ResponderExcluir